DISSERTAÇÃO DESSEMELHANTE: EDUCAÇÃO ESQUIZITA OU POR UMA VIDA NÃO FASCISTA EM UMA ACADEMIA

Sônia Maria Clareto, Tarcísio Moreira Mendes

Resumo


Há dois anos, nas redes sociais, um ataque paranoico a uma dissertação de mestrado em educação foi usado para questionar a racionalidade das produções das Ciências Humanas. A partir da incompreensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, que desejava entender como uma dissertação em formato tão dessemelhante fora defendida, põe-se a pensar. Hoje, a racionalidade de todas as Ciências é atacada por um inconsciente fascista que se instalou no Estado. Ironicamente, os autores dos ataques à dissertação agora se sentindo vítimas da paranoica instalada no Estado, identificam como causa a doutrinação de “gurus das redes sociais”. Problematiza-se, desse modo, como um delírio paranoico pode potencializar um inconsciente reacionário que vitima principalmente aquele que o produz. Sobretudo, como a denúncia do segregativo reacionário pode disparar potencialidades revolucionárias na pesquisa científica.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p65-70

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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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