A POTÊNCIA DAS IMAGENS NOS PROCESSOS DE CURRÍCULOSFORMAÇÕES: RIZOMA, AFECÇÕES AS REDES DIGITAIS DE CONVERSAÇÕES E WHATSAPP E FACEBOOK
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Gilvan Jorge de. Emprego do aplicativo whatsapp no ensino de química. 2015. 72f. TCC (Graduação) – Curso de Química, Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/11240/1/2015_GilvanJorgeDeAlmeida.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (Org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 15-38.
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
ALVES, Nilda; FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisas com os cotidianos em redes de conhecimento. In: AMADO, J.; CRUSOÉ, M. C. (Org.). Referenciais teóricos e metodológicos de investigação em educação e ciências sociais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. p. 129-149.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.
CARVALHO, Janete Magalhães. A problematização pelo uso de imagens-movimento e imagens-tempo na pesquisa com o cotidiano escolar. In: GARCIA, A.; OLIVEIRA, I. B. Aventuras de conhecimentos: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis, RJ: De Petrus; Rio de Janeiro, FAPERJ, 2014. p. 159-176.
CARVALHO, Janete Magalhães; ROSEIRO, Steferson Zanoni. Inventando tempos outros com os coletivos na formação docente: a potência da imagem-movimento e da imagem-tempo nas produções curriculares. In: CARVALHO, J. M. (Org.). Cinema e formação de professores e currículos e... Curitiba: CRV, 2017.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
CORRÊA, Juliane. Novas Tecnologias da informação e da comunicação: novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELI, Carla Viana. (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 43-50.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto S. Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – a imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: 34, 2018a.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo. Trad. Eloisa A. Ribeiro. São Paulo: 34, 2018b.
DELEUZE; Gilles. GUATARRI, Félix. O que é filosofia? 3. ed. Rio de Janeiro: 34, 2010.
DELEUZE; Gilles. GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. 2. reimp. São Paulo: 34, 2017.
DELEUZE. Gilles; PARNET, Clarie. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. A pesquisa em educação no/do/com o cotidiano das escolas. In: FERRAÇO, C. E.; PEREZ, C. L. V.; OLIVEIRA, I. B. (Org.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 23-34.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. ...E pesquisa com os cotidianos ou sobre imagens narrativas. In: FERRAÇO, C. E. (Org.) ...Currículos em redes. Curitiba: CRV. 2016. p. 27-40.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; GOMES, Maria Regina Lopes. Sobre as redes que tecem práticas políticas cotidianas de currículo e formação de professores/as. Currículo sem Fronteiras. v. 13, n. 3, p. 464-477, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/ferraco-gomes.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.
GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda. Sobre formação de professores e professoras: questões curriculares. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 489-510.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos I. Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos I. Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
MORAN, José Manuel. Como transformar nossas escolas. In: MORAN, J. M. Educação 3.0 – novas perspectivas para o ensino. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2017.
PRENSKY, Marc. Digital native, digital imigrants: digital Native imigrants – on the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001.
WHATSAPP. Sobre. Disponível em: https://www.whatsapp.com/about/. Acesso em: 10 jul. 2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41p16-25
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026