LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO INSTRUMENTOS DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO NORTE DO PARANÁ

David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira

Resumo


A reforma do currículo de uma Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Pública Federal do Norte do Paraná iniciou um processo de intensificação de esforços que eram realizados no âmbito de um conjunto de disciplinas curriculares de formação geral de profissionais da Educação vinculadas aos Fundamentos Educacionais. Nesses cinco anos, colheu-se alguns elementos que podem ser mobilizados para a reflexão e para o aprimoramento de tais iniciativas que partem da Leitura, como campo de práticas e de investimento, para construir uma expressão dos sentidos apreendidos pelos licenciandos no âmbito da relação professor-aluno, bem como um acompanhamento contínuo do processo de aprimoramento da capacidade de leitura e de expressão escrita. Como resultados pois, algumas reflexões quanto aos modos de enfrentamento dos desafios de aprimoramento da leitura, exercício contínuo da escrita e promoção da reflexão oral acerca da produção em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La Reproduction: éléments pour une théorie du système d’einseignement. Paris: Les Éditions de Minuit. (Collection “Le Sens Commun”).

CHARTIER, Roger. Le Sociologue et le Historien. Entretien avec Roger Chartier. In: FOURNIER, Maurice (Coord.). Pierre Bourdieu: son oeuvre, son héritage. Paris: Éd. Sciences Humaines, 2008. p. 87-95. (La Petite Bibliothèque de Sciences Humaines).

FOUCAULT, Michel. Les Techiques de Soi. In: FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits, II (1975-1988). Éditions établie sous la direction de Daniel Defert et de François Ewald avec la collaboration de Jacques Lagrange. Paris: Quarto-Gallimard, 2017. ed. rev. p. 1602-32.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p127-134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons