O LITERÁRIO E SEUS SENTIDOS EM MEIO DIGITAL: UMA PROPOSTA INTERMIDIÁTICA DE LEITURA

Valéria Rocha Aveiro do Carmo

Resumo


Este estudo pretende refletir sobre os efeitos de sentido, senso estético e capacidades leitoras a partir da recepção dos contos de fada “À procura de um reflexo”, do livro Doze reis e a moça do labirinto do vento (1978) de Marina Colasanti, e “O aniversário da infanta”, da obra The happy prince and other fairy tales (1888), de Oscar Wilde. A linguagem literária será oferecida a seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de diferentes suportes, incluindo a ferramenta digital discutida neste artigo. O que se aspira é apreender o impacto da compreensão e gosto pelo texto literário, por estudantes, no contexto da modernidade líquida, ao alocar as histórias em um suporte que favoreça a integração entre linguagens. O material a ser utilizado foi organizado no sway, ferramenta do Office para apresentações online que, além de acessível aos professores em geral, possui capacidades interativas e hipermidiáticas.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p117-126

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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