O PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE REAPROXIMAR O ADOLESCENTE DA LEITURA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BECKER, Daniel. O que é adolescência? São Paulo: Brasiliense, 2003 (5ª reimp. da 13ª ed. de 1994).
BUENO, Belmira Oliveira; REZENDE, Neide Luzia de. Formador de leitores, formador de professores: a trajetória de Max Butlen. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 543-564, junho de 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000200543&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05/04/2017.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2013. (Folha Explica).
CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia M. K. Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo, Global, 2011.
CUNHA, Maria Antonieta. Acesso à leitura no Brasil. In: AMORIM, Galeno (Org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008. Disponível em http://prolivro.org.br/home/images/antigo/1815.pdf. Acesso em: 16/08/2017.
EMEF PROFESSOR ANTÔNIO DUARTE DE AMEIDA. Projeto Político Pedagógico. 2019.
FAILLA, Zoara. Os jovens, leitura e inclusão. In: AMORIM, Galeno (Org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/antigo/1815.pdf. Acesso em: 16/08/2017.
GOMES, Isis Valeria. Retrospectiva – O acesso ao livro e à leitura pelos jovens no Brasil. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012.
FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. “Protagonismo Juvenil na literatura especializada e na reforma do Ensino Médio”. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, maio/ago. 2004.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, Junho 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03/11/2019.
MANSUTTI, Maria Amabile; ZELMANOVITS, Maria Cristina; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de; GURIDI, Verônica. Educação na segunda etapa do Fundamental. Cadernos Cenpec, São Paulo, n. 4, jul./dez. 2007, p. 7-45.
MUSS, Rolf E. Teorias da Adolescência. Interlivros: Belo Horizonte, 1974.
PASQUALI, Matheus Boucault de. Juventude e participação: os sentidos da experiência juvenil em duas escolas municipais de Campinas – SP. 2014. 161f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Sorocaba, SP.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Ed. 34, 2013.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2019.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p105-116
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026