O PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE REAPROXIMAR O ADOLESCENTE DA LEITURA

Thais Batista Siqueira

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar se a promoção do protagonismo juvenil reaproxima os adolescentes dos anos finais do ensino Fundamental 2 (8º e 9º anos) das práticas de leitura. Privilegia-se os estudantes 8ºs e 9ºs anos pelo fato de ser esta a faixa etária na qual as pesquisas Retratos da Leitura no Brasil mostram queda no gosto pela leitura. Adotamos como referencial teórico os trabalhos de Calligaris (2013), Becker (2003), Petit (2013) e Butlen (2015) e os dados produzidos pela série de pesquisas acima mencionada. Analisamos ainda entrevista e produção textual de um adolescente de 9º ano, obtidas em trabalho de campo realizado em sala de leitura de uma escola municipal da cidade de São Paulo, utilizando a abordagem qualitativa (estudo de caso).

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p105-116

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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