O LIVRO ILUSTRADO DE LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: HISTÓRIAS, CONCEPÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Andrea Rodrigues Dalcin

Resumo


Conhecer o percurso histórico do livro ilustrado nos permite analisar as transformações ocorridas quanto aos ideários desta literatura e a solidificação de seu acervo em diferentes décadas, movido por diferentes expectativas e voltado para leitores diversos em seu tempo e espaço. Analisar esse percurso no Brasil é condição para compreendermos esse nicho que produz um encontro entre imagem e palavra, que vê o ilustrador como escritor de imagens e que traz em seu projeto gráfico a descoberta da materialidade do livro enquanto objeto. Trabalharemos com a ideia de que o livro ilustrado traz uma maneira singular de diagramação e um encadeamento que se constrói na narrativa da história por meio da relação entre o texto, a imagem e o objeto livro diante dos sentidos produzidos pelo leitor. Este artigo está ancorado nos estudos de Hunt (2010), Linden (2011), Scott e Nikolajeva (2012), Oliveira (2008, 2013), Moraes, Hanning e Paraguassu (2012).

Texto completo:

PDF

Referências


ALEIXO, Eliette Aparecida. Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais.

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

BURNINGHAM, John. Hora de sair da banheira, Shirley! 1. ed. Tradução: Claudio Alves Marcondes. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. Primeira reimpressão. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indoeuropeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2010.

FRANÇA, Eliardo. Entrevista. In: MORAES, Odilon; HANNING, Rona; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LAGO, Angela. Entrevista. In: MORAES, Odilon; HANNING, Rona; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

LAJOLO, Marisa; CECCANTINI, João Luís (Org.). Monteiro Lobato, livro a livro: Obra infantil. 1. reimp. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: Histórias e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

LIMA, Graça. A ilustração no Brasil. In: Secretaria de Educação à Distância/Ministério da Educação. A arte de ilustrar livros para crianças e jovens. TV Escola: Salto para o futuro, p. 29-44, ano XIX, n. 7, junho/2009.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MAZIERO, Maria das Dores Soares. Arnaldo de Oliveira Barreto e a Biblioteca Melhoramentos (1915-1925): histórias de ternura para mãos pequeninas. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas.

MELLO, Roger. Entrevista. In: MORAES, Odilon; HANNING, Rona; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MORAES, Fabiana Mariano. As ilustrações de Walter Crane no conto Chapeuzinho Vermelho do século xix: a força comunicativa exercida pelo desenho na narrativa. Salvador BA: UCSal, v. 6, n. 3, out. 2014, p. 352-365. Disponível em: http://aninter.com.br/anais%20coninter%203/gt%2006/23.%20moraes.pdf. Acesso em: 17/03/2017.

MORAES, Odilon. O livro ilustrado: palavra, imagem e objeto na visão de Odilon Moraes. Literartes, n. 3, p. 26-32, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89198/92110. Acesso em: 17/01/2017.

MORAES, Odilon; HANNING, Rona; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MOREYRA, Carolina. Lá e Aqui. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2015.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NODELMAN, Perry. Words about images: the narrative art of children‘s picture books. Athens: University of Georgia Press, 1998.

OLIVEIRA, Rui de. O Brasil pela imagem: a ilustração de livros e o passado colonial. In: SERRA, Elizabeth. (Org.). A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: FNLIJ, 2013.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: Reflexões sobre a arte de ilustrar para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

REYES, Yolanda. Onde vivem os monstros: bons livros para crianças nem sempre boas. Revista Emília e Jornal El Tiempo, maio. 2012.

TATAR, Maria. Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p80-94

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons