O ROMANTISMO BRASILEIRO EM FOCO: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO MANUAL DIDÁTICO “PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO”

Jaine Neves Pires, Oton Magno Santana Santos

Resumo


O presente trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica a fim de investigar como os conteúdos das representações presente no manual didático Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, da segunda série do ensino médio sugerem formas de apropriação da temática “Romantismo brasileiro”, a partir de modelos de educação literária indicados aos professores e aos estudantes de uma escola pública estadual do ensino médio de Brumado (BA). Dessa feita, iniciamos o processo de análise com base em conceitos de educação literária, livro didático e escolarização da literatura, proposto por autores como Roxane Rojo, Maria José Coracini, Rildo Cosson, Célia Cassiano e Cyana Lahy-Dios, entre outros. A partir da História cultural de Roger Chartier, sustentamos o referencial teórico deste artigo com os conceitos de representação e apropriação. A coleta de dados compreenderá a análise e interpretação dos dados encontrados na investigação.

Texto completo:

PDF

Referências


CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI – A entrada do capital espanhol na educação nacional. 1. ed. São Paulo: Unesp Editora, 2013.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.

CORACINI, Maria José (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas, SP: Pontes, 1999.

COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. 1. ed. 3. reimp. São Paulo: Contexto, 2009.

JURADO, Shirley; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. A leitura no ensino médio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz? In: BUZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola editora, 2006.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et. all. A escolarização da leitura literária. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

Manual didático consultado

CEREJA, William Roberto; VIANA, Carolina Dias; CODENHOTO, Christiane Damien. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. v. 2. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p70-79

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons