LER É TÃO BOM! A LEITURA DA LITERATURA...

Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é trazer alguns movimentos de análise a partir da interlocução com dois textos que discursam sobre a educação em leitura para jovens leitores, na atualidade. Uma história em quadrinhos (Estúdio Maurício de Souza, 2018), que consideramos um gênero e suporte bastante presentes tanto no ambiente escolar como no mercado editorial e que busca alcançar o público infantil; a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (versão final, 2018), no que diz respeito à área de linguagens – Língua Portuguesa – para os 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental 1, no campo de atuação humana denominado artístico-literário. Destacamos e interpretamos alguns pontos comuns em ambos os textos, argumentando o modo como eles constroem um discurso em torno da “leitura literária”, reafirmando-a como uma habilidade individual relevante e de grande importância a ser adquirida na nossa sociedade: ler é bom! Nessa visão, para ambos, a leitura é vista desencarnada dos suportes a que está vinculada. Como prática (da linguagem), a leitura é aliada a valores, afetos, sensibilidades, memórias, conhecimentos e também à habilidades e se faz nas comunidades de leitores (na escola, inclusive) que a colocam em evidência e a põem em movimento, de forma partilhada e diversa, em condições (desiguais) de produção, de recepção e circulação.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p59-69

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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