A LEITURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC: CONTINUIDADES E RUPTURAS

Mellina Silva, Ana Lúcia Guedes-Pinto

Resumo


Ao longo das últimas décadas a Educação Infantil tem recebido diversas orientações de documentos oficiais para guiar os fazeres pedagógicos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, entrou para o rol de documentos que prescrevem a educação de todo o país. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar a Prática de Leitura apresentada pela BNCC para a Educação Infantil, buscando encontrar continuidades e rupturas em relação aos documentos oficiais precedentes - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A pesquisa documental evidenciou que a BNCC apresenta como continuidades: o reconhecimento e o destaque do professor como mediador entre os textos e as crianças, e a leitura de livros literários como principal fonte de leitura; e como ruptura, a ausência de menção ao conceito de letramento como fundamento para o trabalho com a leitura.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p48-58

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