PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino: Literatura – Ensino Fundamental. vol. 20, p. 69-106, Brasília: SEB/ MEC, 2010.
BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02. Brasília: MEC, SEB, 2015a.
BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04. Brasília: MEC, SEB, 2015b.
BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização. Caderno 05. Brasília: MEC, SEB, 2015c.
CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino: Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. vol. 19, p. 85-106, Brasília: SEB/ MEC, 2010.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1989
KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/Unicamp, 2005.
LEAL, Telma Ferraz; ROSA, Ester Calland de Sousa. Formação de leitores na escola: leitura como prática social. In: BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização. Caderno 05. Brasília: MEC, SEB, 2015c.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
TERZI, Sylvia. A construção da leitura. Campinas: Pontes, 1995.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p28-37
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026