ENTRE A EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: CARTOGRAFIAS COM JOVENS COM DEFICIÊNCIA

Raquel Valente de Gouvêa, Nicolly Lara Marinelli

Resumo


Neste artigo, duas professoras cartografam uma experiência vivida com jovens aprendizes com deficiência, no interior de São Paulo. Trata-se do encontro entre a contação da história de Dom Maracujá e a investigação das corporalidades de três personagens, que inspiraram experimentações corporais, poéticas e lúdicas, nas quais as potências e saberes de cada um são valorizados e legitimados. Nesse sentido, as atividades realizadas são entendidas como experiências colaborativas, que facilitam aos jovens aprendizes apoderarem-se de uma existência afirmativa e corporalmente mais expressiva. As cartografias seguem as pistas da pesquisa desenvolvida no Brasil por Virgínia Kastrup, entre outros, e conceitualmente definida nas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Texto completo:

PDF

Referências


BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BRAZÃO, José Carlos C. A Implicação do Afeto na Psicologia do Desenvolvimento: uma Perspectiva Contemporânea. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, DF, v. 2, n. 35, abr./jun. 2015, p. 342-358.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1949.

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GOUVÊA, Raquel V. de. A improvisação de dança na (trans) formação do artista-aprendiz: uma reflexão nos entrelugares das artes cênicas, filosofia e educação. 2012. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

HENNION, Antoine. Reflexividades: a atividade do amador. Trad. André Maranhão Santos. Estudos de Sociologia: Rev. do programa de pós-graduação em Sociologia da UFPE, v. 16, n. I, p. 33-58, 2010.

KASTRUP, V.; PASSOS, E.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PINTO, J. Pimentel. O Papagaio Real e outras estórias. Coleção Folclore Brasileiro. São Paulo: Editora do Brasil, s/d.

SÉVÉRAC, Pascal. Spinoza. In: MARTINS, André (Org.). O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche, São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VON FRANZ, Marie-Louise. A interpretação dos contos de fadas. 2. ed., São Paulo: Paulus, 1990.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2019n39p82-92

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons