A QUESTÃO DA LEITURA NO BRASIL: DO VARAL À ACADEMIA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, M. (Org.) Leitura, História e História da Leitura. Campinas-SP: Mercado das Letras: ALB; São Paulo: Fapesp, 1999.
ABREU, M. “Então se forma a história bonita” – relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, jul./dez. 2004
ABREU, Márcia S. Em busca do leitor: estudo dos registros de leitura dos censores. In: ABREU, M.; SCHAPOCHNIK, N. (Org.). Cultura Letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2005.
BATISTA, S. N. Antologia da literatura de cordel. Natal-RN: Fundação José Augusto. 1977.
BRANDÃO; MICHELETTI, G. (Coord.) Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 2001.
COLELLO, S. M. G. Por que as crianças, do seu ponto de vista, aprendem a ler e escrever? Convenit Internacional 27 mai-ago 2018 Cemoroc-Feusp / IJI - Univ. do Porto.
CUNHA, I. M. R. F. Análise documentária. In: ______. Do mito à análise documentária. São Paulo: Edusp, 1990. p. 59-77.
CURRAN, M. J. Literatura de cordel. Recife: Editora Universitária. Universidade Federal de Recife. 1973
DOURADO, G. Cordel: do sertão nordestino à contemporaneidade da Internet. 2008. Disponível em: . Acesso em: março/2018.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
GONÇALVES, M.de L. B. Sociologia da leitura – uma abordagem teórica em busca do público leitor. RevUnifamma, v. 12, n. 2, p. 68-89, dez. 2013.
LESSA, Orígenes. A voz dos poetas. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1984.
MANKE, L. S. História e sociologia das práticas de leitura: A trajetória de seis leitores oriundos do meio rural. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2012. 234f.
MARIANI, B. As leituras da/na Rocinha. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Gestos de leitura. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
PEREZ, M. C. A Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 11-25, jan./jun. 2012.
SILVA, V. D. da. A literatura de cordel e suas contribuições para o ensino desse gênero na sala de aula. Disponível em: . Acesso em: mar. 2018.
SOUSA, M. E. V. de. Discursos sobre a leitura: vozes de leitores. Revista do Gelne, v. 7, n. 1/2, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026