ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XIII EDUCERE (2017) SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Bethânia Vernaschi de Oliveira

Resumo


O texto centrou-se no levantamento e análise dos 35 trabalhos apresentados no XIII Educere (2017), realizado pela PUC/PR, em Curitiba, no eixo Alfabetização, Leitura e Escrita. Como recurso metodológico agrupamos e discutimos as produções em oito categorias de análise, segundo critérios semânticos de aproximação dos conteúdos investigados. Os resultados sugerem aprofundamento ao tema em estudo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. T. de.; AMORIN, G. C. C.; GURGEL, T. F. Reflexões e práticas sobre a formação do leitor campesino. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

AVIZ, R. F. de. Ambiências de leitura: a seleção como um dos principais pontos de partida para a educação literária. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

BALADELI, A. P. D. “Deveria ser mais cobrada por parte dos professores”: a escrita acadêmica na formação inicial de professores. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

BERTOLIN, F. N.; MULLER, G. M. Projeto Leia: ler, experienciar, instigar e aprender. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

BRAGA, F. D.; LIRA, R. M. de A. Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

BRUNERI, B. M. Alfabetização mediada pelo método metafônico: um estudo documental. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

CARDOSO, G. C.; BOLZAN, D. P. V.; MILLANI, S. M. de. F. Ações de incentivo a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização: a organização do trabalho pedagógico. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

CARRION, L. M.; HERNANDES, E. D. K.; SILVA, I. S. R. da. Perfil de formação de autores da Revista Nova Escola dos anos de 2014 a 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

CASTRO, M. M. C. e; CERDAS, L.; AMORIM, R. M. de. A. Contextualização e práticas alfabetizadoras em debate: uso dos cadernos pedagógicos no município do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

DIONIZIO, J. A. F.; SOUZA, R. Z. Os desafios do processo de alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

FELLINI, D. G. N.; CORTEZ, M.; BOGONI, R. M. Considerações acerca da alfabetização e letramento de surdos: a Teoria Histórico-Cultural como aporte teórico. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

GUIMARÃES, C.; MACHADO, M. C. O.; JESUS, J. D. de.; FERNANDES, S. Narrativas visuais: história em quadrinhos como estratégia de aquisição do Signwriting – sistema de escrita de Língua de Sinais. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

HOÇA, L. Evidências da aprendizagem e afetos docentes: elementos do desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

JACOMEL, E. L. Educação de jovens e adultos – EJA: projeto leitura de fábulas. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

JURASZEK, F. A professora alfabetizadora e seus diferentes percursos em sala de aula no primeiro ano do Ensino Fundamental. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

LIRA, A. J. G. de.; LOPES, W. de. J. F. Desafios da profissionalidade frente ao programa nacional de alfabetização na idade certa: da teoria às práticas em salas de aula no município de São José de Piranhas-PB. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

LIZ, L. L. de. Variação linguística e aprendizagem da língua escrita: o desenvolvimento da consciência linguística. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

LUDWIG, M. H.; BOLZAN, D. P. V.; CARDOSO, G. C.; MILLANI, S. M. F. Cultura escrita: interlocuções entre os estudos teóricos e as práticas de alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

MANOSSO, P. Z. Documentos oficiais e literatura no Ensino Fundamental I. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

MARTINS, C. A.; WEYLL, C. T. M. A contação de histórias aliada à tecnologia no processo de alfabetização e letramento. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

MASSUCHETTO, L. M. Ideias das crianças do primeiro ano sobre o que é leitura e escrita. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

OLIVEIRA, L. de. A infância dos livros de literatura infantojuvenil da Editora FTD. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

OLIVEIRA, A. R. V. de.; NASCIMENTO, L. F. do.; ALMEIDA, L. T. de. O processo de aprendizagem através da metodologia do PNAIC numa escola Pública do Rio Grande do Norte. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

OLIVEIRA, É, R. de; SOUZA, S. S. de; GONÇALVES, S. de N. B. Paulo Freire e a experiência alfabetizadora e educativa no contexto africano: algumas considerações. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

OLIVEIRA, M. D. de; SILVA, S. F. da; SILVA, A. W. da. O design gráfico do livro: contribuições para a leitura de literatura infantil. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

PAULA, K. A. de. A contribuição da contação de histórias em turma de primeiro ano do ensino fundamental. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

PASQUALINI, J. C.; EIDT, N. M. A relação entre linguagem oral e escrita no processo de alfabetização à luz de Vigotski e Elkonin. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

PERIN, D. A.; TREVISANI, J. de A.; SOUZA, R. J. de; RIBEIRO, M. V. da S. O ensino da literatura: da escolarização à formação do leitor literário. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

SCHWEIGHOFER, A. P. F.; SOARES, F. L.; CAVALI, R. C. A construção da personagem do lobo mau da chapeuzinho vermelho dos contos de fadas na educação infantil. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

SEVERO, B. A. O livro didático de Língua Portuguesa dos anos iniciais sob a perspectiva da sociolinguística. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

SILVA, E. A. da; ARAÚJO, M. C. L. S. Leitura e escrita de surdos: uma maneira de inserção e interação na sociedade. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

SILVA, N. Z. da.; PESCE, M. K. de. Como os estudantes percebem as práticas de letramento propostas pelos professores. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

SOUZA, S. L. P. A. C. Código alfabético e site educacional. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

WEISS, C. S.; COELHO, A. L. A biblioteca escolar pode ser um espaço de encontros? Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

WEYLL, C. T. M.; MARTINS, C. A. A prática pedagógica do professor alfabetizador: atendendo as diferenças de aprendizagem em sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons