NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: “ERA UMA VEZ UMA SALA DE AULA SEM LITERATURA”

Manuela Gil do Nascimento, Aurea da Silva Pereira

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão sobre a ausência do letramento literário na Educação de Jovens e Adultos. Esta reflexão é um recorte resultante da coleta de dados realizada a partir da observação sistemática na sala de aula da EJA no ano de 2017 em uma escola municipal na cidade de Alagoinhas - BA para a pesquisa de mestrado – Os saberes discentes mobilizados nas aulas da EJA.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GUIMARÃES, A. H. T.; BATISTA, R. O. A leitura é uma atividade dinâmica. In: GUIMARÃES, A. H. T.; BATISTA, R. O. Língua e literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012, p. 17-24.

LENER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad.: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PAIVA, Jane. Literatura e neoleitores jovens e adultos – encontros possíveis no currículo? In: PAIVA, A. et al. (Org.). Leitura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 111-126.

ROUXEL, Anne. Trad.: Neide Luiza de Rezende. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. DE.; JOVER-FALEIROS, R. (Org.). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 17-35.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons