O ARMÁRIO COMO QUESTÃO DE GÊNERO PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA: A PEDAGOGIA QUEER COMO CUIDADO DO CUIDADO DO OUTRO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017
COELHO, F. M. O cotidiano da gestão escolar: o método de caso na sistematização de problemas. Educação & Realidade, Porto Alegre, Ahead of print, p. 1-16, 2015.
CURY, C. R. J. Gestão democrática na educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, p. 163-174, 2002.
DÍAZ, E. A filosofia de Michel Foucault. Tradução de C. Candiotto. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. Corpo, gênero e sexualidade nos registros de indisciplina. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 865-885, set./dez. 2012.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade saber. Tradução de M. T. C. Albuquerque e J. A. G. Albuquerque. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, M.; DREYFUS, H.; RABINOW, P. Apêndice da Segunda Edição (1983). In: DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de V. Portocarrero, G. G. Carneiro e A. C. Maia. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
HARAWAY, Donna. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
KATZ, J. N. A invenção da heterossexualidade. Tradução de C. Fernandes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
LOURO, G. L. Teoria queer – uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001.
MOREIRA, A. N. G.; BARBOSA, G. M. O. S. Desafios da gestão escolar sob a ótica de gestores. In: GLAP, G.; GLAP, L. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados. Curitiba: Atena Editora, 2017.
PERONI, V. M. V. Redefinições no papel do Estado e a política educacional brasileira. Educación y humanismo, v. 13, p. 1-24, 2011.
ROLNIK, S. Enfin qu'y a-t-l derrière à la chose corporelle? In: ROLNIK, S., CORINNE, D. (Org.). Lygia Clark, de l’ouvre à l’événement. Nous sommes le moule. A vous de donner le souffle. Ville de Nantes: Musée de Beaux-Arts de Nantes, p. 9-15, 2005.
SOSSO, A. G.; FRANÇA, F. F. Gestão escolar e diversidade: discussões sobre a prática de um projeto de ensino e pesquisa. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, ano 8, v. 8, n. 16, p. 85-97, jan.-jun. 2015.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2019n37p62-69
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026