DESAFIOS COTIDIANOS: EM BUSCA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

Jhonathas Armond Assis Ramos

Resumo


Atualmente, muitas crianças, jovens e adolescentes com deficiência ainda estão fora da escola, o que revela que ainda não se tem uma educação inclusiva, de fato, no Brasil. Muito do que ocorre se passa por inclusão, mas trata-se de outro termo (integração), que não contempla o que a educação inclusiva objetiva. Neste trabalho, procurou-se abordar a diferença entre os termos “inclusão” e “integração”, mostrando a realidade da luta pela educação inclusiva em nosso país, e observou-se mais atentamente, como via de exemplificação, como a prática pedagógica do educador pode se voltar para um estudante com deficiência visual. Como metodologia, utilizaram-se textos da literatura científica para dar suporte teórico ao tema em questão. Concluiu-se que, muito além da estrutura física, as escolas precisam se adequar em diferentes aspectos para promover uma educação que atenda coletivamente à particularidade apresentada por cada educando, seja ele com deficiência ou não.


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Referências


CELEDÓN, Esteban Reyes. Inclusão escolar: um desafio. Esteban Reyes Celedón, Lisboa, set., 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2018.

GIL, Marta (coord.). Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O direito de ser, sendo diferente, na escola. R. CEJ, Brasília, n. 26, p. 36-44, jul./set. 2004.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n43p54-58

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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