Leitura e declamação de poemas

Eliene Estácio Santos

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar propostas de leitura e declamação sobre os poemas O pato (Moraes, 1991), O menino que carregava água na peneira e Escova (Barros, 2011; 2018), respectivamente, que colaborem para a leitura e compreensão de textos lidos pelos próprios alunos. Essas propostas assumem uma concepção de leitura de textos literários que defende a imersão em textos de qualidade e tratamento didático que, de fato permita o diálogo entre os alunos e a linguagem escrita dos textos lidos, isto é, entre procedimentos de ensino e procedimentos de aprendizagem.


Palavras-chave


Poema; Tratamento didático; Reflexividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Questões da nossa Época, vol. 51).

BARROS, Manoel de. O menino que carregava água na peneira. In: BARROS, M. Exercícios de ser criança. São Paulo: Leya, 2011, p. 9-28

BARROS, Manoel de. Escova. In: BARROS, M. Memórias inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018, p. 17

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula).

CALIL, Eduardo. Escutar o invisível: escritura e poesia na sala de aula. São Paulo: Editora

UNESP, Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

CALIL, Eduardo. Poema de cada dia. Maceió: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Poema.PDF. Acesso em: 12 ago. 2023.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Trad. N. Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CEMBRONE, Kátia Pellicci. Literatura em sala de aula: a formação do leitor e o ensino da língua. In: BASTAZIN, V.; NAVAS, D.; COSTA, C. L. (org.). Literatura e produção editorial: o ensino e a ficção. São Paulo: Palavras Projetos Editoriais, 2024, p. 136-150

ESTÁCIO, Eliene Santos. Alfabetização: sistema de escrita alfabética e a linguagem que se escreve. Maceió: Edufal, 2026. (No prelo).

ESTEVES, Odilon. Declamação do poema: o menino que carregava água na peneira, de Manoel de Barros. [Vídeo]. YouTube, 2017. Duração: 2 min 32 s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JWRMUk4nzR0. Acesso em: 23 out. 2023.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2007.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAES, Vinícius de. O pato. In: MORAES, V. A Arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 34




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2026n59p65-76

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons