É uma vez: um devir-cartógrafa na queda na toca do coelho: um ensaio cartográfico sobre a formação de professoras em EAD

Lívia Sgarbosa, Carolina Rodrigues de Souza

Resumo


Neste ensaio, entrelaço a obra Alice no País das Maravilhas com uma cartografia das trajetórias de mulheres na educação, especialmente aquelas que, como Rosa, Luiza e Kátia, se tornaram professoras por meio da Educação a Distância (EAD). Organizado em dois atos, o texto assume, a partir da filosofia da diferença, sobretudo em diálogo com Gilles Deleuze, a queda como método e a escrita cartográfica como prática de parresia, bricolando uma trajetória. Fragmento de uma pesquisa que se desenha como um acontecimento, desestabilizando leituras tradicionais sobre a formação docente e encontrando, nas brechas do sistema, a potência criadora de vidas que insistem em existir, mesmo quando não são convidadas ao jogo.

Palavras-chave


Formação de professoras; Filosofia da diferença; Educação a distância

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p275-290

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e-ISSN: 1980-9026
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