Entre fadas e bruxas e príncipes e monstras: tensões referentes às masculinidades e feminilidades na educação básica
Resumo
Vislumbrando algumas faces do cotidiano escolar das crianças pequenas, traçamos encontros com o cinema-escola e a rede de educação infantil na cidade de Campinas-SP, integrada ao Programa Cinema & Educação, em parceria com a universidade, para pesquisas envolvendo cinema na educação. A parceria envolve o Cineclube das Escolas Regente Feijó e Cha Il Sun, o Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO e o grupo de pesquisa Transversal, ambos da Unicamp, com foco na Filosofia da Diferença. A proposta leva aos questionamentos: é possível diálogos curriculares que integram corpos, diferenças e multiplicidades de feminismos e gêneros na escola infantil? Como tornar audíveis e visíveis as cores, os nomes, as histórias e as vozes frequentemente invisibilizadas na educação? Através dos dispositivos de cinema, encontramos algumas pistas nas experiências de gêneros em criação com as crianças e o cine-escola.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p218-235
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
