Cocriações entre filosofia, artes, conhecimento nas escolas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. P. Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CARVALHO, Janete Magalhães. O “comunismo do desejo” no currículo. In: FERRAÇO, C. E. et al. (org.). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis: DP et Alii, 2015, p. 79-98.
COSTA, Gilcilene Dias da. Curriculares: experimentações pós-críticas em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 270-293, jan./abr. 2011.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. L. R. S. Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. L. Orlandi e R. Machado. São Paulo: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. P. P. Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. O ato de criação: Palestra de 1987. São Paulo: Folha de São Paulo, 27 de jun. 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad. R. Machado, A. Guerra Neto, B. L. Resende, O. Abreu, P. G. Albuquerque e T. S. Themudo. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Micropolítica e segmentaridade. In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad. S. Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1996, p. 83-115.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. C. V. Silva e L. B. L. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
EAGLETON, Terry. A ideologia de estética. Trad. M. S. R. Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
FERRY, Luc. Homo aestheticus: a invenção do gosto na era democrática. Trad. V. L. Reis. São Paulo: Ensaio, 1994
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso no Collège de France (1981- 1982). Trad. M. A. Fonseca e T. T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GOMES, Graciele Maria Coelho de Andrade; CARVALHO, Mário de Faria. Aesthetic education and sensitivity from the thought of Freidrich Schiller. Art&Sensorium, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 125-135, jul./dez. 2018.
GONÇALVES, Camilla Borini Vazzoler. As fabuloinvenções das crianças nos agenciamentos dos currículos. 2019. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
JIMENEZ, Marc. Contra o esteticamente correto. Porto Arte, Porto Alegre, v.8, n. 15, p. 93-101, nov. 1997.
OLIVEIRA, Andréia; FONSECA, Tânia. Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 135-154, jul./dez. 2006.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. M. C. Netto. São Paulo: Editora 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. A estética como política. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 14- 36, jul./dez. 2010.
TROJAN, Rose Meri. Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: aestetização das relações entre trabalho e educação. 2005. 279f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, 2005. 279 p.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
WELSCH, Wolfang. Estetização e estetização profunda ou a respeito da atualidade da estética nos dias de hoje. Porto Arte, Porto Alegre, v. 6, n. 9, p. 7-22, maio 1995.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p63-74
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
