A intertextualidade em diferentes versões de contos clássicos da literatura: contribuições para a formação de professores e leitores da educação básica
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a pesquisa financiada pelo Programa de Bolsas Pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante, da Unicamp. Ao divulgar o estudo, pretende-se contribuir com reflexões na formação docente e de leitores da educação básica, incentivando práticas de leitura e cotejamento em sala de aula. Posto isso, a pesquisa mapeou 116 releituras em cinco livrarias diferentes (Cultura, Saraiva, Travessa, Vila e Leitura) e, em seguida, cotejamos com contos clássicos da literatura universal. Após estabelecer intertextualidades entre os textos literários, conexões explícitas e implícitas, percebeu-se que poucas semelhanças foram encontradas entre as histórias, sejam títulos parecidos, o mesmo nome dos personagens principais ou conformidade nos enredos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BABO, Carolina Chamizo Henrique. Era uma vez... outra vez: a reinvenção dos contos de fada. Curitiba: Appris, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARRO, Joao de. O pequeno polegar. São Paulo: Moderna, 1997.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BICHONNIER, Henriette. O monstro peludo. Porto Alegre: Edições SM, 2009.
BUCHWEITZ, Donaldo. Pinóquio e o lobo Lobato. São Paulo: Ciranda na Escola, 2023.
CAMPOS, Rosinha. João e Maria. São Paulo: Callis, 2015.
CAPDEVILA, Mercè Company Roser. As trigêmeas e o pequeno polegar. São Paulo: Scipione, 1995.
CHAINANI, Soman. Feras e belas. Curitiba: Gutenberg, 2021.
CUNNINGHAM, Michael. Um cisne selvagem e outras histórias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2022.
DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francês. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.
DUFFY, Chris. Contos de fadas em quadrinhos. Rio de Janeiro: Record, 2015.
FARGAS, Flavio. Papelóquio. São Paulo: Ciranda na escola, 2022.
FRANZ, Marie-Louise von. A interpretação dos contos de fadas: uma introdução à psicologia dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981.
GAIMAN, Neil. João e Maria. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
GARCÍA, André Luiz Ming. O livro ilustrado de conto de fadas metatextual e metaficcional como reinvenção do conto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm. Pandaemonium Germanicum, v. 23, n. 40, p. 63-89, maio 2020.
GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos maravilhosos infantis e domésticos: vol. 1 e 2. Trad. C. Röhrig. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler é compreender os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LUNARDI, Adriana. A vendedora de fósforos. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
MACHADO, Ângelo (org). Não era uma vez: contos clássicos recontados. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
MESQUITA, Cláudia Ribeiro; WEINTRAUB, Fábio; COSTA PINTO, Graziela Rodrigues dos Santos (org.). Irmãos Grimm: releituras contemporâneas. São Paulo: Edições SM, 2013.
MOREIRA, Pacco. João e Maria no coração da floresta. São Paulo: Pebola, 2020.
MOROHOSHI, Daijiro. A noite da princesa Uriko, a manhã da Cinderela e outros contos reimaginados. Rio de Janeiro: Conrad, 2023.
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de Letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos de Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia. 2010. 183f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
PINHEIRO, Maria Paula; GOMES, Sílvia Regina. Os “novos” contos de fadas: tradição e inovação em A bela e a adormecida, de Gaiman e Riddell. Ilha do Desterro, v. 71, n. 2, p. 35-56, maio 2018.
SILVA, Andreia Marques Melo da. Contos e recontos. Rio de Janeiro: Soul, 2018.
SIMÕES, Coelho. Joãozinho e Maria. São Paulo: Mazza Edições, 2013.
SIMÕES, Coelho. O pequeno polegar. São Paulo: Mazza Edições, 2020.
VALENZUELA, Sandra Trabucco. Pinóquio: um reconto. São Paulo: Nversos, 2022.
WRITES, Sonya. Disparidade: uma história de Rumpelstiltskin. São Paulo: Sonia Writes, 2016.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p191-201
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
