O que seu corpo pode? linhas de escape à ensignação de corpos

Diogo Inacio Dias, Carolina Rodrigues de Souza

Resumo


Este ensaio tem como objetivo tecer algumas linhas de pensamento em oposição aos recorrentes processos de ensignação de corpos no território da escola. Nos propusemos a pensar o tema da aprendizagem na perspectiva da filosofia de Gilles Deleuze. Através dos achados de um projeto de pesquisa de mestrado em que estudamos o movimento de desterritorialização da figura docente por seu intercessor, a figura-palhaça, tecemos linhas de fuga a algumas das estruturas presentes na escola. Utilizamos algumas crônicas produzidas pelo professor-pesquisador-palhaço autor da pesquisa de mestrado como material empírico para análise, à luz da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Em outras palavras, queremos pensar numa escola que convide os corpos a experiências em vez de lhes impor signos.

Palavras-chave


Aprendizagem; Gilles Deleuze; Ensignação

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. O que é filosofia. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE. G. Spinoza: philosophie pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Trad. A. C. Piquet e R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

DIAS, D. I. Do intercessor figura-palhaça: um possível da docência contra o entristecimento. 2024. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024.

DIAS, D. I.; SOUZA, C. R. Do intercessor figura-palhaça: um possível para uma educação alegre. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 31, p. 1-23, 2025.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, v. 6, n. 1, p. 17-27, Maringá, jan./jun. 2001.

KOHAN, W. O. Entre Deleuze e a educação: notas para uma política do pensamento. Educação e Realidade, Porto Alegre, p. 123-130, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p361-371

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons