Colagem rima com aprendizagem: proposta de uma oficina para pensar o aprender

Gabriella Pizzolante da Silva, Carolina Rodrigues de Souza

Resumo


Esse trabalho apresenta uma experiência de oficina de colagem com estudantes de pós-graduação em Educação, na linha de Educação em Ciências e Matemática.  Tendo como inspiração o conceito de aprender para Deleuze, os estudantes compuseram uma colagem a partir de seus encontros imprevisíveis com diversos materiais. Ensaiamos que a colagem pode rimar com aprendizagem, já que ambas acontecem por meio de um pensamento criador. Para colar o ainda não colado, buscamos ousar e apostar na colagem como um possível impulso para o pensamento e para a aprendizagem, como fomentadora de processos criativos. Para Deleuze, o pensamento emerge de encontros e só ocorre, de fato, quando algo nos força a pensar. Foi a experiência com a colagem uma força possível que movimentou novas paisagens sobre o aprender?

 


Palavras-chave


Colagem; Aprender; Deleuze

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010.

FUÃO. F. F.; SANTOS, T. B. Collage/montagem e o surrealismo. Organon, Porto Alegre, v. 39, n. 77, p. 1-20, jan/jun. 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/139324/92288. Acesso em: 22 jan. 2025.

GONÇALVES, F. Corpo, memória e fabulação anticolonial nas colagens visuais de Gê Viana. Revista Eco-Pós, v. 26, n. 2, p. 293-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28069: Acesso em: 22 jan. 2025.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

SCHMIDLIN, E. Por (entre) paisagens. In: BELINASO, L. et al. (org.). Ecologias inventivas: experiências das/ nas paisagens. Curitiba: CRV, 2015, p. 37-44.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p372-382

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons