A dimensão poética da formação docente

Karyne Dias Coutinho

Resumo


Este texto apresenta parte de uma pesquisa, de metodologia cartográfica, sobre a dimensão poética da docência, que investiga potencialidades do campo das artes cênicas para a produção de conhecimento relativa à formação continuada de docentes. Na companhia de estudos que se situam nas interfaces entre arte e educação, aborda-se aqui uma residência artístico-pedagógica realizada como ação específica da pesquisa, que apontou possibilidades de caminhos formativos enviesados por movimentos — de atenção, presença, escuta, improvisação, composição, coletividade, infância, entre outros — capazes de, por meio da desmecanização do corpo, liberar e ativar potências criadoras de professores e professoras.


Palavras-chave


Formação docente; Movimentos poéticos da docência; Artes cênicas e educação

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Carminda Mendes. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 125-141, dez. 2008.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CIOTTI, Naira. O mestiço professor-performer. Revista de Artes do Espetáculo, n. 4, p. 117-122, mai. 2013.

COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV. Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 66-77, mai./ago., 2014.

COUTINHO, Karyne Dias. Dimensão artística da formação de professoras/es. In: COUTINHO, K. D.; FUSARO, M. (org.). Educação, artes e outras linguagens em devires cartográficos. São Paulo: Tesseractum, 2022, p. 8-14.

COUTINHO, Karyne Dias. Por uma didática da improvisação. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 121-132, jan./abr. 2018. . DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3524. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3233. Acesso em: 22 jun. 2025

DELEUZE, Gilles. O cérebro é a tela. Entrevista com Gilles Deleuze em 1986. Laboratório de Sensibilidades. Disponível em: https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2016/09/03/o-cerebro-e-a-tela-entrevista-com-gilles-deleuze-em-1986/. Acesso em: 16 fev. 2025.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Trad. A. L. Oliveira e L. C. Leão. Rio de Janeiro: 34, 1995.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo, o corpo-em-experiência. Ilinx: Revista do Lume, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013.

FERRACINI, Renato. Processos e procedimentos práticos e teóricos para pensar/criar o corpo-em-arte: corpo subjétil. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE. 6. 2011. Anais [...].UFRGS, Porto Alegre, 2011, p. 1-5.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. A. I. Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2010.

HELGUERA, Pablo; HOFF, Mônica. Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.

KOHAN, Walter Omar. Educación, filosofía e infancia: caminos para pensar un encuentro. Revista Ver a Educação, Belém, n. 1, p. 1-12, 2025.

LOPONTE, Luciana Gruppelli; MOSSI, Cristian Poletti (org.). Arteversa: arte, docência e outras invenções, São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia e a escola. Trad. C. Seidel e W. Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

NARDIM, Thaise Luciane. Professor-performer: didática menor para o letramento performativo. Linha Mestra, n. 24, p. 1-5, jan./jul. 2014.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; UFRGS, 2011.

SALAS, Ana Corina et al. Reinventando a prática alfabetizadora de Paulo Freire: uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN. Childhood and Philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-29, dez. 2022.

VALÉRY, Paul. Lições de poética. Trad. P. Sette-Câmara. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p19-32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons