A vida psíquica dos bebês: apego a contextos e sujeições de gênero

Alan Caballero

Resumo


Oferece-se aqui bases conceituais úteis dos Estudos de Gênero aos Estudos de Bebês, uma vez que as categorias de gênero e geração confluem na discussão sujeito/agência. Para isto, propõe-se um diálogo com Holt (2013; 2018) a partir de releituras da teoria da sujeição de Butler (2006; 2017). Os argumentos centrais são: a) bebês não tem gênero, mas a categoria gênero contribui na compreensão de sua intersubjetividade; b) a vulnerabilidade dos bebês oferece apegos emocionais a objetos e sujeitos; c) a sensibilidade dos bebês pode ser descrita topograficamente por coleções de sensações em associações descontínuas e sujeitas a interpretações limitadas; d) se a vida se constitui a partir de dependências, então o cuidado e a ética na educação infantil se fundamenta na dependência da potência do bebê às condições materiais e semióticas presentes em seu entorno; e) finalmente, a agência do bebê e de sua potência de gênero encontra seu limite em sua sujeição emocional, ao mesmo tempo que mantém a distância entre o rosto e sua rostificação.


Palavras-chave


Estudos de Bebês. Estudos de Gênero. Agência. Sujeição. Apego.

Texto completo:

PDF

Referências


BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Tradução: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017 [1997].

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. Tradução: Veronica Daminelli; Daniel Yago Françoli. Revisão Técnica: Daniel Yago Françoli; Carla Rodrigues; Pedro Taam. São Paulo: N-1 Edições/Crocodilo Edições, 2019 [1996].

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16ª Ed. Tradução: Renato Aguiar. Revisão Técnica: Joel Birman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018 [1990].

BUTLER, Judith. Deshacer el género. Traducción: Patrícia Soley-BeltranBarcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 2006 [2004].

COSTA, Julia. Relações de bebês na creche: experimentações cartográficas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Campinas: Unicamp, 2019. 79 f.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs 3: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Aurélio Guerra Neto; Ana Lúcia de Oliveira; Lúcia Cláudia Leão; Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1996 [1980].

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2ª Ed. Tradução: Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2011 [1972/1973].

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia?. Tradução: Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992 [1991].

HOLT, Louise. Exploring the emergence of the subject in power: Infant geographies. Environment and Planning: Society and Space, v. 31, n. 4, p. 645-663, 2013.

HOLT, Louise. Retrieving the hidden everyday spaces of infants. Contemporânea. Revista de Sociologia da UFSCar. v. 8, n. 2, p.407-440, 2018.

MORAES, Karolina Barros. Bebês, educação infantil e pesquisa: experimentações cartográficas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Campinas: Unicamp, 2018.

OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 02, p. 209-226, ago. 2010.

PONTES, Loani Cristina Buzo. Bebês e redes: cartografias que tornam visíveis trajetos e redes de bebês em (uma) creche a partir de um diálogo com Latour e Deligny. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. 257 f.

SANTIAGO, Flávio. Eu quero ser o sol! (re) interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre crianças de 0 à 3 anos em creche. Tese (Doutorado em Educação). UNICAMP, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. 111 f.

SANTOS, Natália Lopes. O acolhimento de bebês negros no espaço da creche: aspectos a considerar e desafios a alcançar. Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. 148 p.

PRECIADO, Paul. Testo junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Pauo: n-1 Edições, 2018.

STERN, Daniel. Diário de um bebê: o que seu filho vê, sente e vivencia. Supervisão e revisão técnica de tradução: Miriam Fontoura Barros de Santos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991 [1990].

TEBET, Gabriela (Org.). Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Isto não é uma criança! Teorias e métodos o estudo de bebês nas distintas abordagens da sociologia da infância de língua inglesa. Tese (Doutorado em Educação). São Carlos: UFSCar, 2013.

WEEDON, Chris. Feminism, theory and the politics of difference. New Jersey (USA): Wiley-Blackwell, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p236-258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons