Experimentação e educação física: a dimensão dos afectos e da experiência nas práticas corporais
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AHLERT, Alvori. Corporeidade e educação: o corpo e os novos paradigmas da complexidade. Espacios en Blanco - Revista de Educación, v. 21, p. 219-240, 2011.
BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antônio Gurgel. Deleuze-Guattari e a educação física. Belém: RFB, 2023.
BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Editora Unijuí, 2019.
BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 1999.
BRACHT, Valter. Sociologia crítica da educação física: uma introdução. Ijuí: Unijuí, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 de fev. 2025.
CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, n. 4, p. 622–641, 2017.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORREIA, Elder Silva; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Por uma educação física da ordem da potência: o que pode o corpo em movimento? Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-19, 2020.
COSTA, Adolfo Duque Gomes da; ALMEIDA, Felipe Quintão de. O corpo intensivo e a educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 40, n. 1, p. 3-9, jan./mar. 2018.
DAOLIO, Jocimar. Cultura e educação física: diálogos sobre o corpo. Campinas: Autores Associados, 2004.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. L. Orlandi e R. Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Trad. E. F. Dias. Rio de Janeiro: Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011c.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. O aprender em múltiplas dimensões. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, v. 10, n. 22, p. 103-114, 2017.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação física progressista. São Paulo: Loyola, 1987.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.
GRILLO, Rogério; SCAGLIA, Alcides José; CARNEIRO, Kleber Tüxen. Em defesa do jogo: diálogos epistemológicos contemporâneos. Curitiba: Appris, 2022.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MOSSI, Cristian Poletti. Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo? Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 41, n. esp., p. 1541-1552, 2015.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Natal EDUFRN-Editora da UFRN, 2009.
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2010.
NUNES, Mário Luiz Ferrari; RÚBIO, Kátia. O(s) currículo(s) da educação física e a
constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 55-77, jul./dez. 2008.
NUNES, Mário Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini; NEIRA, Marcos Garcia. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. e20190047, 2021.
PACHECO NETO, Manuel (Org.). Educação física, corporeidade e saúde. Dourados: Ed. UFGD, 2012.
SILVA, Fidel Machado de Castro; NUNES, Mário Luiz Ferrari. O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos. Educação e Filosofia, v. 34, n.71, p. 789-818, 27 fev. 2021.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
SPINOZA, Baruch. Ética. Trad. T. Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Conceitos em torno de uma educação física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2020.
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Educação física menor. Jundiaí: Paco, 2022.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Trad. A. L. Oliveira e R. Machado. São Paulo: Editora 34, 2004.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p140-154
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
