Experimentação e educação física: a dimensão dos afectos e da experiência nas práticas corporais

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Pedro Xavier Russo Bonetto

Resumo


O ensino das práticas corporais no âmbito da Educação Física teve sua função cooptada pelas teleologias modernas, bastante representada pelas noções de aprender, interpretar, nomear, significar, compreender, explicar, registrar, analisar, identificar, distinguir. Fora da escola formal a racionalidade não é diferente. Dançam para emagrecer, combater sedentarismo, melhorar a qualidade de vida e curar a depressão. Lutam, jogam, fazem ginásticas pelos mesmos motivos, incluindo talvez, a dimensão da competição. Diante dessa conjectura, o que se propõe é justamente a revalorização do seu aspecto intangível, não teleológico, aquilo que é próprio do ludens – a sensação de prazer, desafio e fuga do real, produzindo afectos e perceptos que se relacionam com a experimentação.

Palavras-chave


Educação física; Experimentação; Práticas corporais

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p140-154

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