Planejamento docente como produção de possíveis nas práticas educativas

Izaque Moura de Faria, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes

Resumo


Este artigo apresenta um curso de extensão para docentes, em que se discutiu o planejamento docente durante a pandemia de COVID-19. Fruto de uma pesquisa cartográfica, o curso buscou problematizar e expandir os conceitos de currículo, formação docente e planejamento, promovendo práticas mais autorais e que afirmam à docência como um ato de encontro. A maioria das 80 cursistas eram professoras de escolas públicas. O curso explorou o recreio como um espaço de aprendizado, a crítica ao “vírus do conteudismo” imposto por políticas curriculares e a noção de planejamento como um ensaio criativo e colaborativo, em vez de um roteiro fixo. O objetivo final foi incentivar práticas que valorizam a autoria de docentes e discentes além da expansão de saberes que extrapolam a lógica neoliberal.

Palavras-chave


Planejamento docente; Ensaio; Formação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p49-62

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