Cenas, fabulações, arte-educação, devir, escola...

Laís Schalch, Priscila Alves de Paula Belo, Talita Alcalá Vinagre

Resumo


Este ensaio apresenta três pesquisas que se encontram no desejo de construir desvios, linhas de fuga, devires outros em territórios educacionais diversos: sala de aula, formações de professores e espaço comunitário desescolarizado. Lançam mão do modo cartográfico favorecendo o acompanhamento de processos, fazendo ver, ouvir e sentir aquilo que não é visível, ou seja, a vibração das linhas de forças que atravessam as experiências que insistem em criar outros caminhos de aprendizado. Cada experiência ora trabalhada, singular, sinaliza modos de resistir aos assujeitamentos e controles, ativando um campo de produção da diferença, terreno fértil, rizomático, turbilhonar, cosmológico, decolonial e corpóreo que compõe a educação em sua multiplicidade.

Palavras-chave


Cartografia; Linha de fuga; educação

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p259-274

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e-ISSN: 1980-9026
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