O corpo escreve e o pensamento se transforma: para além da escrita gráfica nas aulas de educação física

Welington Santana Silva Júnior, Carolina Rodrigues de Souza

Resumo


O lugar da escrita na escola, tem em si, uma normatização, que exige legibilidade e rigor gramatical. Uma escrita que impossibilita a criação e a expressão de sentimentos, de um querer transformar e transformar-se. Até mesmo nas aulas de Educação Física, onde o corpo escreve pelos gestos, mas que, nos últimos tempos, vem recebendo a escrita gráfica como elemento. Diante desse quadro, por meios metodológicos da pesquisa-intervenção no desenvolvimento de uma tese de doutorado em andamento, buscamos escritas voltadas para a criação e transformação. Em uma escola com discentes do ensino fundamental, inspiramos a escrita no papel kraft. Escritas sobre os devires e imanências, de afetos que atravessaram seus corpos. Notamos que o corpo esteve presente nas escritas que escaparam do tema da aula, entraram em outros territórios, aconteceram criações e transformações de pensamentos e de modos de vida.

Palavras-chave


Educação Física; Escrita; Corpo

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p113-139

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