Que efeitos linguageiros atravessam um corpo criança? Inspirações da filosofia deleuziana na pesquisa em educação e as múltiplas linguagens da infância

Bianca Pereira Carvalho, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes

Resumo


Relaciona linhas errantes de inspiração deleuziana às múltiplas linguagens das crianças. Articula ações cartográficas de pesquisas desenvolvidas em duas unidades de Educação Infantil pública do Espírito Santo. Mobiliza imagens para problematizar, por meio dos signos artísticos, que efeitos linguageiros atravessam um corpo-criança? Apresenta fragmentos da exposição “Natureza Crianceira” e registros cotidianos com bebês, destacando a infância enquanto um estrato vital, entregue à multiplicidade de aprendizados e experiências. Ressalta a força afirmativa das crianças nos exercícios de si e do mundo e nos modos pelos quais expressam seus desejos e subvertem a ordem do estabelecido. Considera que crianças já são o povo que falta!

Palavras-chave


Múltiplas linguagens; Crianças; Deleuze.

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. S. Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia vol. 1. Trad. A. L. Oliveira, A. Guerra Neto e C. Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. São Paulo: Editora 34, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. B. Prado Jr. e A. A. Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. P. Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. Trad. A. Piquet e R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues; PEREIRA, Elaine Ferreira Wetler; CARVALHO, Bianca Pereira. O coração da criança pode bater no ritmo da terra na escola? por uma cidadania planetária desde a educação infantil. Debates Insubmissos, [S. l.], v. 6, n. 23, p. 129-160, 2024. DOI: 10.32359/debin2023.v6.n23.p129-160. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/debatesinsubmissos/article/view/259939. Acesso em: 11 dez. 2024.

GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues, PASSOS, Tatiana de Oliveira, FEITOSA, Maria Izabel. Registros avaliativos na educação infantil: brincar com a natureza. grupo 3 matutino. Criarte/UFES, 2022. Disponível em: https://criarte.ufes.br/sites/criarte.ufes.br/files/field/anexo/registros_avaliativos_na_educacao_infantil_brinc ar_com_a_natureza_compressed_1.pdf. Acesso em: 11 dez. 2024.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas Editora, 1992.

TEBET, Gabriela; ABRAMOWICZ, Anete. Afinal, o que querem os bebês? Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 377–390, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p377-390. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12671. Acesso em: 28 dez. 2024.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n55p17-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons