A ALTERIDADE EM UMA PERSPCTIVA BAKHTINIANA: O CASO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Simone de Jesus da Fonseca, Vania Maria Batista Ferreira, José Anchieta de Oliveira Bentes

Resumo


Este trabalho investiga como os sujeitos jovens com deficiência intelectual se constituem nas relações de alteridade com seus colegas e com os funcionários da escola. A metodologia baseia-se em Bakhtin (2010a 2010b; 2016) e Volóchinov (2017) tendo como tipo de pesquisa a Análise Dialógica do Discurso. Como resultado, diversas formas de alteridades são estabelecidas.

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Referências


BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2010.

CARACELLI, C. Resposta de uma ausculta – um ato de compreensão: um encontro de vozes. In: A escuta como lugar do diálogo: alargando identidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

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MIOTELLO, V.; MOURA, M. I. Alargando os limites de identidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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