Oficina de autorregulação da aprendizagem: contribuições para o percurso formativo de estudantes do ProFIS

Camila Alves Fior, Adriane Martins Soares Pelissoni, Marilda Aparecida Dantas Graciola, Soely Aparecida Jorge Polydoro

Resumo


Este artigo analisou as contribuições da disciplina eletiva Oficina de Autorregulação da Aprendizagem para estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp. A investigação foi realizada com 73 estudantes, matriculados na disciplina e que consentiram participar da pesquisa. Houve ampliação no conhecimento sobre autorregulação, no uso dos processos de autorregulação, e elevação na autoeficácia para regular a aprendizagem, comparando os níveis relatados no início e final do curso, sendo as diferenças estatisticamente significantes. Os resultados sugerem impacto positivo da disciplina na formação geral de estudantes do ProFIS, incluindo o desenvolvimento de habilidades importantes para a continuidade do percurso formativo e para a inclusão social na Unicamp.


Palavras-chave


Ensino superior, Sucesso acadêmico; Política pública.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p148-161

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