As profissões: caminhos percorridos no ProFIS
Resumo
Este trabalho analisa a disciplina PF 095 “As Profissões”, obrigatória no Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Universidade Estadual de Campinas. A disciplina, realizada há uma década, busca auxiliar os estudantes na escolha do curso e na elaboração de um projeto profissional individual. A análise abrange a trajetória da disciplina, suas demandas, organização, limitações e desafios, evidenciando benefícios como desenvolvimento de visão qualificada sobre opções acadêmicas e profissionais. Sugere-se a realização de avaliações longitudinais para analisar os impactos a longo prazo e a expansão de intervenções semelhantes para outros cursos, ajustando estratégias às necessidades dos estudantes e às demandas do mundo do trabalho.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUILLERA, F.; RESENDE, G. C. Políticas de acesso, permanência e assistência estudantil no ensino superior brasileiro: avanços e desafios. In: MELO-SILVA, L. et al. (org.). Dos contextos educativos e formativos ao mundo do trabalho: implicações para a construção de carreira. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 227-260.
ALMEIDA, L. S.; GUISANDE, M. A.; CANAL, C. P. P. Abandono do ensino superior: determinantes e medidas de prevenção. In: OSTI, A. et al. (org.). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 141-162.
ANDRADE, A. L. et al. Desenvolvimento de carreira para universitários: particularidades do Brasil e países do Sul Global. In: OSTI, A. et al. (org.). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 239-254.
BADIA, A.; MONEREO, C. Ensino e aprendizagem de estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 311-328.
BANDURA, A. Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Rev. Psychology, v. 52, p. 1-26, 2001.
BARDAGI, M. P.; OLIVEIRA, T. F. Disciplina curricular de palnejamento de carreira com alunos universitários: a experiência da UFSC. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 161-186.
BARDAGI, M. P.; PARADISO, Â. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p. 153-166, dez. 2003.
BOUCINHA, D. et al. Programa e resumos XVI Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira 30 anos: tradição e inovação. Porto Alegre: Ed. dos autores, 2023.
CANAL, C. P. P.; ALMEIDA, L. S. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: desafios pessoais e institucionais. In: OSTI, A. et al. (org.). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 41-58.
CARNEIRO, A. M. et al. A avaliação continuada do programa de formação interdisciplinar superior da Unicamp (ProFis): contribuições do estudo longitudinal. Campinas: NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas), 2017.
CARNEIRO, A. M. et al. Educación general y participación en la investigación: el caso ProFIS de Unicamp Brasil. In: CASTRO, A. et al. (org.). Reflexiones sobre los estudios generales en la educación superior. Barranquilla: Editorial Universidad del Norte, 2018, p.120-145.
CARNEIRO, A. M.; BIN, A. Avaliação continuada de programas de educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 73, p. 170-200, 2019.
DANTAS, M. A.; BRISSAC, R. Intervenções de carreira com estudantes da Unicamp: de bem com meu curso refletindo sobre a escolha. KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 216-246.
FIOR, C. A.; MARTINS, M. J. Experiências de escolarização de jovens de camadas populares que ingressam no ensino superior. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p.501-516, 2021.
FIOR, C. A.; ALMEIDA, L. S. Transição e adaptação acadêmica dos estudantes ao ensino superior. In: OSTI, A. et al. (org.). Ensino superior: mudanças e desafios na perspectiva dos estudantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 59-76.
LEVENFUS, R. S. et al. (org.). Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed, 2016.
LIMA, M. S. D. O planejamento de carreira do universitário e as influências da tecnologia para o projeto de vida. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 247-286.
MALKI, Y.; RIBEIRO, A. Os múltiplos motivos de crise do universitário com seu curso: análise e sinergia entre a pesquisa e a prática clínica. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 133-160.
MARTINS, L. B.; PIOTTO, D. C. Gênero, educação e trabalho: desigualdades na experiência de universitárias das camadas populares. In: MELO-SILVA, L. et al. (org.). Dos contextos educativos e formativos ao mundo do trabalho: implicações para a construção de carreira. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 289-311.
MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. S.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 31-52, 2004.
MUNHOZ, I. M. S.; MELO- SILVA, L. L. Educação para a carreira; concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, p. 37-48, 2011.
NUNES, M. F. O; MARTINS, G. H.; AMBIEL, R. A. M. Orientação profissional e de carreira no ensino superior: análise da produção científica em periódicos brasileiros. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 76-96.
PELISSONI, A. M. S. et al. Serviços de apoio ao estudante: contribuições para a permanência acadêmica e aprendizagem. In: DIAS, C. E. S. B. et al. (org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 283-318.
PELISSONI, A. M. S.; DANTAS, M. A.; CARNEIRO, A. M. Apoio a escolha de curso em programa de educação geral interdisciplinar. In: LASSANCE M. C. P.; AMBIEL, R. A. M. (org.). Desafios e oportunidades atuais do trabalho e da carreira. São Paulo: ABOP, 2020, p. 245-254.
SILVA, C. S. C.; AUDIBERT, A.; TEIXEIRA M. A. Grupo de planejamento de carreira com universitários. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 187-215.
TEIXEIRA, M. O.; C. COSTA. Psicologia positiva, bem-estar e carreira: um olhar sobre a intervenção no ensino superior. In: KNABEM, A; SILVA, C, S. C.; BARDAGI, M. P. (org.). Orientação, desenvolvimento e aconselhamento de carreira para estudantes universitários no Brasil. Curitiba: Brasil Publishing, 2020, p. 46-75
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p94-106
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026