Experiência docente na disciplina do curso ProFIS CS-093 - Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade, Universidade Estadual de Campinas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARMES, R. On video. São Paulo: Summus, 1999.
AMADOR, F. As imagens no ensino de geologia. Aveiro: Universidade, 1998. (Cadernos Didácticos. Série Ciências, n. 2).
AOUN, J. E. Robot proof: higher education in the age of artificial intelligence. MIT Press, 2017.
ARHEIN, R. Visual thinking. London: California Press, 1969.
BATES, A.W. Teaching in a digital age. 2 ed. Vancouver: Tony Bates Associates Ltd. 2019. Disponível em: https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev2/. Acesso em: 19 jan. 2024.
BARBOSA, R.; CARNEIRO, C. D. R. Pensamento crítico e criativo em geociências na educação básica. In: CARNEIRO, C. D. R. (org.). Explorando a Terra na educação básica. São Paulo: Beca, 2024, p. 43-68. (Série ciências da Terra na educação básica, vol. 2). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/169. Acesso em: 01 set 2024.
BAURLEIN, M. Dumbest generation: how the digital age stupefies young americans and jeopardizes our future (or don’t trust anymore under 30). NYC: Penguim Books, 2010.
BRUSI, D.; ALFARO, P.; GONZÁLEZ, M. El cine de catástrofes naturales como recurso educativo. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, v. 19, n. 2, p. 192-203, 2011.
CARR, N. G. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Trad. M. G. F. Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CENTRO Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Cetic.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/. Acesso em: 19 jan. 2024.
FARIA, A. C. et al. A complexidade da criatividade. Psicologia da criatividade, p. 20-46, 2018. Disponível em: https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/2008/1/A%20Complexidade%20da%20 Criatividade.pdf. Acesso em 11 jan. 2024.
HOLT. J. Aprendendo o tempo todo. Campinas: Verus Editora, 2006.
JOHNSON, C. C.; KAHLE, J. B.; FARGO, J. D. Effective teaching results in increased science achievement for all students. Science Education, v. 91, n. 3, p. 371-383. 2009. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.20195. Acesso em: 30 ago 24.
KELLY, K. The inevitable: understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York: Viking, 2016.
LANIER, J. Dez argumentos para você deletar agora as suas redes sociais. Rio de Janeiro Intrínseca, 2018.
MIGLIORIN, C. Deixem essas crianças em paz: o mafuá e o cinema na escola. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014. p. 152-162.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
MORAIS, M. F.; ALMEIDA, L. S. Percepções sobre criatividade: estudo com estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, CIEd - Universidade do Minho, v. 29, n. 2, p. 141-162, 2016. DOI: doi:10.21814/rpe.7385. Acesso em: 30 ago. 24.
NUNES, H. K. B.; FERREIRA, E. A.; SILVA, I. A. S. Criatividade, desenho e práticas educativas: reflexões, vivências e outras expressões para além da sala de aula de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 13, n. 23, p. 05-24, 2023. DOI: 10.46789/edugeo.v13i23.1284. Acesso em: 01 ago. 24.
OLIVEIRA, A. W. et al. Percepção da criatividade em alunos e professores brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. e241073, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392023-241073. Acesso em: 01 jul. 24.
PATSTON, T. J. et al. What Is Creativity in education? a qualitative study of international curricula. Journal of Advanced Academics, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 207–230, 2021. DOI 10.1177/1932202X20978356. Acesso em: 03 jul. 24.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 02-02, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
RIZZO JUNIOR, S. A. Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de ensino fundamental e de ensino médio no Brasil. 2011. 189f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-12092011-154616. Acesso em: 2024 jan. 24.
ROAM D. The back of Napkim. NYC: Portfolio, 2013.
RUSHKOFF. D. Human team. New York: Recorded Books, 2019.
STERNBERG, R. How to develop student creativity. Alexandria: ASCD, 2006.
THE NEW YORKER. Cartoon Caption Contest. Disponível em: https://www.newyorker.com/cartoons/contest#thisweek. Acesso em: 15 jan. 2024.
TURKLE, S. Alone together. NYC: BasicBooks, 2011.
UNICAMP. ProFIS: Programa de Formação Interdisciplinar Superior. CS-093 - Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade, 1S/2019. Campinas: DAC, Caderno de Horários, ProFIS. Campinas: Pró-Reitoria de Graduação, Unicamp. Disponível em: https://www.dac.unicamp.br/portal/caderno-de-horarios/2019/1/S/G/IA/CS093. Acesso em: 17 jan. 2024.
UNICAMP. ProFIS: Programa de Formação Interdisciplinar Superior. Pró-Reitoria de Graduação, Unicamp. 2024. Disponível em: https://www.prg.unicamp.br/profis/. Acesso em: 17 jan. 2024.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p70-93
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026