Ensinar para o ProFIS não é uma tarefa (apenas) para docentes: relato de uma PAD e uma PED
Resumo
Esse relato de experiência tem seu foco no Programa de Apoio Didático (PAD) e no Programa de Estágio Docente (PED), programas implementados pela/na UNICAMP, que protagonizam os estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu para melhorar o ensino e auxiliar em seu processo formativo, proporcionando uma visão nos dois pólos da relação: como discentes e como docentes. Para além de uma experiência em um curso de graduação o ensinar se desdobra em diversas faces nos relatos por se localizar no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), cuja característica é plural pela sua composição e singular pelo objetivo do curso ao ser uma política pública social de inserção e permanência de estudantes de escola pública da cidade de Campinas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CATÁLOGO de Normas e Atos Administrativos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010: regulamento do programa de demanda social – DS: Artigo 18. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=741. Acesso em: 15 jan.2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Francisco Magalhães. Programa de formação interdisciplinar superior: um retrato do primeiro ano do programa de formação geral da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2012. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_DsO9Z-g5nJhV12Mf61cCUzqhAaJlkW5/view. Acesso em: 18 jan. 2024.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, maio/ago. p. 269-280, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Acesso em: 19 jan. 2024.
OLIVERA, Sidinei Rocha de; DELUCA, Gabriela. Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente. Cad. EBAPE.BR, v. 15, n. 4, p. 974-989, 19 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395155011. Acesso em: 19 jan. 2024.
PROCURADORIA Geral da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas. Resolução GR n° 049, de 05 de novembro de 2007. Institui o Programa de Apoio Didático destinado a disciplinas e alunos de Graduação. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/1499/0. Acesso em: 20 jan. 2024.
PRÓ-REITORIA de Graduação Universidade Estadual de Campinas. Projeto Pedagógico – ProFIS Programa de Formação Interdisciplinar Superior. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2016. Disponível em: https://www.prg.unicamp.br/wp-content/uploads/2023/03/Projeto-Pedagogico-e-Parecer-CAA.pdf. Acesso em 21 jan. 2024.
PRÓ-REITORIA de Pós-graduação Universidade Estadual de Campinas. Programa de formação interdisciplinar (ProFIS). Disponível em: https://www.prg.unicamp.br/profis/. Acesso em: 16 jan. 2024.
SPAGOLLA, Rosimeiri de Paula. Afetividade: por uma educação humanizada e humanizadora. Jacarezinho: UENP, 2005, p. 2343-2348. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2343-8.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
UNICAMP. Programa de estágio docente. edital de inscrições 1S/2024. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/sites/www.fe.unicamp.br/files/documents/2023/11/Edital%2520PED%25201s2024_0.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p117-135
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026