Ensinar para o ProFIS não é uma tarefa (apenas) para docentes: relato de uma PAD e uma PED

Jéssica Yume Nagasaki, Bruna Luiza Martins Marconato

Resumo


Esse relato de experiência tem seu foco no Programa de Apoio Didático (PAD) e no Programa de Estágio Docente (PED), programas implementados pela/na UNICAMP, que protagonizam os estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu para melhorar o ensino e auxiliar em seu processo formativo, proporcionando uma visão nos dois pólos da relação: como discentes e como docentes. Para além de uma experiência em um curso de graduação o ensinar se desdobra em diversas faces nos relatos por se localizar no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), cuja característica é plural pela sua composição e singular pelo objetivo do curso ao ser uma política pública social de inserção e permanência de estudantes de escola pública da cidade de Campinas.


Palavras-chave


Programa de estágio docente; Programa de apoio didático; ProFIS

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p117-135

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e-ISSN: 1980-9026
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