Ciências, letras e artes?

Isabella Victória Manfrim Teixeira, Lívia Veríssimo Campos Silva, Rayssa da Silva Feitoza, Rafaela Rosa Ribeiro, Vanielle da Silva Martins, Murillo Robert Monteiro Martins

Resumo


Ao finalizar o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) seus concluintes recebem um certificado de formação em Ciências, Letras e Artes. Entretanto, diante de um currículo interdisciplinar, só há uma matéria da área das artes, CS093 – Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade. Assim, trazemos seis relatos autobiográficos de alunos do ProFIS acerca da experiência vivida na disciplina em diferentes edições para discutir sua importância, limites e potencialidades. Os relatos ressaltam o caráter positivo da proposta, mas também as problemáticas que se apresentam a depender da organização estabelecida, evidenciando a necessidade de reformulações curriculares para valorizar essa área do conhecimento dentro de um curso que se propõe interdisciplinar.


Palavras-chave


ProFIS; Arte; Narrativas.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. A importância do ato de ler. 40 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34 ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.

HOOKS, b. A construção de uma comunidade pedagógica. In: HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013, p. 173-222.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan. 2002.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p136-147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons