Além das dificuldades, “pra não dizer que não falei das flores”: a construção da identidade docente nos caminhos do ProFIS
Resumo
A formação da identidade do professor é uma construção, processual, continuada e potencialmente individual, sendo influenciada por valores, crenças e experiências pessoais vividas pelo docente. Esse constructo impacta sua abordagem no ensino, em escolhas metodológicas em sala e em sua relação com os estudantes. A identidade profissional está em constante renovação, influenciada pelas experiências individuais e pela forma como o professor vivencia sua profissão, tendo a classe um importante papel em seu desenvolvimento. No presente texto é apresentada a formação de uma identidade docente nos caminhos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior, acolhendo fundamentos teóricos e relatos pessoais, evidenciando desafios e desenvolvimento da docência, bem como destacando as diferenças socioeconômicas e culturais que influenciam o processo educacional universitário desses estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOURDIEU, P. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és: e vice-versa. In: FAZENDA, I. (org.) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.
PEDRO, W. J. A. O estudo da identidade no âmbito da psicologia social brasileira. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 9, n. 1, p. 109-116, 2005.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd. In: Psicologia, Análise e Crítica da Prática Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 65-76, jan./jun. 2013.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p107-116
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026