Além das dificuldades, “pra não dizer que não falei das flores”: a construção da identidade docente nos caminhos do ProFIS

Lucas Buscaratti, Jonatan Checatto, Allann Silva, Nathan Graia, Antonio Ribeiro

Resumo


A formação da identidade do professor é uma construção, processual, continuada e potencialmente individual, sendo influenciada por valores, crenças e experiências pessoais vividas pelo docente. Esse constructo impacta sua abordagem no ensino, em escolhas metodológicas em sala e em sua relação com os estudantes. A identidade profissional está em constante renovação, influenciada pelas experiências individuais e pela forma como o professor vivencia sua profissão, tendo a classe um importante papel em seu desenvolvimento. No presente texto é apresentada a formação de uma identidade docente nos caminhos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior, acolhendo fundamentos teóricos e relatos pessoais, evidenciando desafios e desenvolvimento da docência, bem como destacando as diferenças socioeconômicas e culturais que influenciam o processo educacional universitário desses estudantes.


Palavras-chave


Identidade docente; ProFIS; Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p107-116

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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