Contos da desigualdade: desafios culturais da permanência estudantil dos estudantes do ProFIS
Resumo
O texto explora os impactos das desigualdades culturais na educação dos estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior. Aprofundamos experiências pessoais e vicárias vividas pelos estudantes do programa após ingressarem na universidade, argumentando que as diferenças culturais persistem, gerando situações sociais complexas, mas que podem servir de reflexão a partir da ótica de Bourdieu. A crítica levantada pelas histórias relata a perpetuação das relações de produção que sustentam o sistema capitalista por meio de uma perspectiva cultural e educacional, sendo o acesso ao ensino superior uma forma de compreender a realidade social vivida. Como observação, os autores dos contos não necessariamente viveram todos eles, mas foram ouvintes de algumas dessas histórias contadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p44-55
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026