Contos da desigualdade: desafios culturais da permanência estudantil dos estudantes do ProFIS

Lucas Buscaratti, Isabella Manfrim Teixeira

Resumo


O texto explora os impactos das desigualdades culturais na educação dos estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior. Aprofundamos experiências pessoais e vicárias vividas pelos estudantes do programa após ingressarem na universidade, argumentando que as diferenças culturais persistem, gerando situações sociais complexas, mas que podem servir de reflexão a partir da ótica de Bourdieu. A crítica levantada pelas histórias relata a perpetuação das relações de produção que sustentam o sistema capitalista por meio de uma perspectiva cultural e educacional, sendo o acesso ao ensino superior uma forma de compreender a realidade social vivida. Como observação, os autores dos contos não necessariamente viveram todos eles, mas foram ouvintes de algumas dessas histórias contadas.


Palavras-chave


Capital cultural; ProFIS; Narrativas.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p44-55

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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