Contos da desigualdade: caminhos e embates vividos por estudantes que ingressaram no ProFIS

Lucas Buscaratti, Isabella Manfrim Teixeira, Luiz Oliveira, Murillo Monteiro Martins

Resumo


O texto dialoga sobre as desigualdades culturais vivenciadas pelos estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior. As experiências ocorreram fora do contexto do curso, mas se relacionam com ele na medida que exploram a influência da educação básica no acesso ao ensino superior, ou mesmo quando destacam as transformações ocorridas, uma vez que passamos a compreender melhor os mecanismos que geram as desigualdades sociais e culturais, mas ainda não conseguimos combatê-las efetivamente no dia a dia. Assim, refletimos sobre esses contos do cotidiano a partir dos construtos desenvolvidos por Bourdieu, criticando as instituições de educação que têm caráter controlador, determinista e que se colocam a serviço dos poucos que se encaixam no padrão cultural estabelecido.

Palavras-chave


Capital cultural; Educação básica; Narrativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, C. Y. et al. Programa de formação interdisciplinar superior: um novo caminho para a educação superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, p. 698-719, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

BUARQUE, Chico. Intérpretes: Chico Buarque e Milton Nascimento. Compositores: Gilberto Gil, Chico Buarque. In: Chico Buarque, Polygram: N.V., 1978. 1 CD, faixa 2.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p56-69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons