Cora Coralina, colecionadora de fragmentos femininos

Anna Deodato

Resumo


Este trabalho discute os fragmentos femininos coletados pela poetisa goiana Cora Coralina e cingidos em sua produção poética, retratando o cotidiano esquecido de diversas mulheres no final do século XIX e transcorrer do século XX. Fincado sobre a imagem do “poeta trapeiro” demarcada por Walter Benjamin e objeto da poesia de Baudelaire, propõe-se a (re)leitura do arquivo poético, pensando a respeito da narrativa lírica e pessoal que ressoa na obra. O objetivo não é percorrer um feminino estático, mas se apropriar dos “trapos” coletados e refletir de que modo eles relampejam no presente por meio de um diálogo epistemológico com a pesquisadora feminista Silvia Federici. A hipótese levantada é que a lírica coraliniana nos possibilite repensar as relações estabelecidas no meio doméstico

Palavras-chave


Trapeiro; Poesia; Feminino.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p446-459

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