Treze anos depois: a Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp

Ana Maria Carneiro, Cibele Yahn de Andrade, Stella Maria Barberá da Silva Telles, Nicole Teles Loureiro

Resumo


O objetivo do artigo é apresentar a avaliação de uma das ações afirmativas da Universidade Estadual de Campinas, criada em 2010 associando educação geral à inclusão social. A avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior acompanha o programa desde o início. A avaliação continuada é desenvolvida por meio de um estudo longitudinal para analisar tanto a implementação do programa quanto os resultados e impactos sobre os beneficiários.  Entre os vários resultados levantados pela avaliação, destaca-se a inclusão que o programa permite a estudantes advindos de escolas públicas em cursos de prestígio, como Medicina e Engenharias. De maneira geral, conclui-se que o curso não só possibilita a equidade no acesso, mas principalmente a permanência no ensino superior.


Palavras-chave


ação afirmativa; educação geral; educação superior

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n53p13-31

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