A Hora da estrela e a literatura como acontecimento: reflexões sobre a leitura literária no ensino médio

Waléria Nunes, Daniela Campregher, Anderson Jair Goulart

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões e problematizações acerca da formação do leitor literário no ensino médio. Atribuímos parte da dificuldade da constituição leitora à difusão de um ensino corrente sobre o literário, desvinculado de uma relação efetiva com os objetos estéticos, culminando no contato com obras fragmentadas. Por esse motivo, acreditamos ser essencial resgatar uma defesa da importância do ato de ler (FREIRE, 1987) literatura a partir da noção de literatura como acontecimento (CECHINEL e DURÃO, 2022). O acontecimento literário em sala de aula é sempre um efeito da produção processual de interpretações sobre obras singulares lidas em sua integralidade. Dessa forma, buscamos demonstrar como a leitura integral do romance A hora da estrela (1988) de Clarice Lispector no ensino médio pode vir a constituir-se como um ensino de literatura como acontecimento, que solicita um movimento particular e produtivo para a elaboração de hipóteses de leitura.

Palavras-chave


Formação do leitor; Acontecimento; A hora da estrela.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAPTISTA, W. Letramento urbano e educação das sensibilidades: reflexões sobre leitura da cidade e a constituição de territorialidades. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2023.

BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. M. Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Saeb 2021: relatório de resultados do Saeb 2021. Brasília,: Inep, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

CANDIDO, A. Direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

CEREJA, W. R. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino médio. 2004. 330f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.

DURÃO, F.; CECHINEL, A. Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento. São Paulo: Parábola, 2022.

FERREIRA-PINTO, C. A luta pela auto-expressão em Clarice Lispector: o caso de A hora da estrela. Los Angeles: Mester, 1987. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/2584j6b3. Acesso em: 22 nov. 2023.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 17. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1987.

FUKELMAN, C. Escrever estrelas (ora, direis). In: LISPECTOR, C. A hora da estrela. 23. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p. 5-20.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró- Livro, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

A LITERATURA pensante de Clarice Lispector: uma aula de Evandro Nascimento, 2017. 1 vídeo (75 min.). Publicado pelo canal Instituto Moreira Salles - IMS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S99zQTQY0tU&ab_channel=imoreirasalles. Acesso em: 22 nov. 2023.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.

PANORAMA com Clarice Lispector, 1977. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal TV Cultura em 7 dez. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ohHP1l2EVnU. Acesso em: 22 nov. 2023.

PROUST, M. Sobre a leitura. Trad. Carlos Vogt. 4. ed. Campinas: Pontes, 2003.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI M. A.; REZENDE N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 17-34.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. C. Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p431-445

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons