A leitura literária e a formação de sujeitos leitores: reflexões sobre contribuições de eventos científicos

Luciana Ferreira Leal, Cláudio Rodrigues da Silva, Gabriela Fujimori da Silva

Resumo


Para Candido (2011), a literatura é um bem de valor intangível e imprescindível para o processo de humanização, devendo ser de acesso universal. Considerando-se a relevância da arte literária, este texto objetiva apresentar, com o aporte de dados bibliográficos, reflexões acerca da potencialidade de impacto de um evento científico para o ensino da literatura, com base na experiência de coordenação do Grupo de Trabalho “A leitura literária e a formação de sujeitos leitores: ensino, pesquisa e extensão”, no “II Seminário Interdisciplinar: língua, literatura e ensino”. Observou-se a importância dos espaços de discussão nos eventos científicos e constatou-se que a parceria entre escolas de Educação Básica e universidades pode ampliar o alcance de iniciativas de formação do leitor literário

Palavras-chave


Evento acadêmico; Literatura; Formação de leitores

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2011. p. 171-193.

CARRASCOZA, J. A. A leitura do outro na escrita de si. In: LEAL, L. F.; SILVA, C. R. (org.). Leituras & leitores: trajetos e trajetórias. Porto Alegre: Fi, 2022. p. 15-27.

DAL RI, N. M. Política, educação e trabalho docente. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, p. 93-112, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44289/100480. Acesso em: 20 nov. 2021.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

FRIGOTTO, G. A gênese das pandemias e a interpelação à concepção dominante de natureza humana, de conhecimento e de educação. ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 17-38, jul./dez., 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12683. Acesso em: 21 abr. 2022.

GERALDI, J. W. Textos sobre textos: registros de leituras. São Carlos: Pedro & João, 2017.

LEAL, L. F.; SILVA, C. R. Desenredo de trajetórias que não têm fim. In: LEAL, L. F.; SILVA, C. R. (org.). Leituras & leitores: trajetos e trajetórias. Porto Alegre: Fi, 2022. p. 280-289.

MORTATTI, M. R. L. Os órfãos do construtivismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, p. 2267-2286, 2016. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9193. Acesso em: 16 mar. 2017.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significados, controversas e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.

SILVA, C. R. Leituras acadêmicas na graduação: ressonâncias na pós-graduação no Brasil. Aula, Salamanca, n. 28, p. 353-365, 2022. Disponível em: https://revistas.usal.es/index.php/0214-3402/article/view/29487/28214. Acesso em: 4 dez. 2022.

SILVA, M. A. M. E. A experiência do Pibid na educação básica com o livro Aquela água toda (2012) de João Anzanello Carrascoza. In: LEAL, L. F. (org.). Afetos sinceros: a recepção da obra de João Anzanello Carrascoza no contexto da pandemia. Cachoeirinha: Fi, 2023. p. 39-50.

SOUZA-CHALOBA, R. F.; MORAES, A. I. D. 200 anos de educação rural no Brasil: histórias de exclusão, abandono e discriminação. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 25, n. 46, p. 61–85, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6627. Acesso em: 8 set. 2022.

SPIESS, M. R.; MATTEDI, M. A. Eventos científicos: da pirâmide reputacional aos círculos persuasivos. Sociedade e Estado, Brasília, v. 35, n. 2, p. 441-472, maio-ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020004. Acesso em: 23 ago. 2023.

TORRES, J. C. et al. Cantares da educação do campo: música, território e territorialidade. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 7, p. 1-21, 2022. DOI: 10.20873/uft.rbec.e12238. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/12238. Acesso em: 22 fev. 2023.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p415-430

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons