Tensões entre os saberes da escola as vivências da rua e a formação omnilateral da criança da educação infantil

Janaína de Souza Silva

Resumo


Apoiado na teoria da periodização, este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida com crianças da Educação Infantil. Amparado na atividade guia - Brincadeira de Papéis Sociais, o estudo provoca reflexões acerca das tensões entre o que o estudante aprende na escola e as relações com suas vivências fora dela. A metodologia utilizada apoia-se no conceito vigotskiano de perejivânie (vivência), que expressa permanente relação do sujeito com o mundo representado pela unidade sistêmica da análise consciente. Os resultados obtidos por este estudo indicam que o trabalho educativo intencional viabiliza tensões problematizadoras entre os conteúdos escolares e as práticas sociais vivenciadas de modo a potencializar em suas máximas condições a formação omnilateral da criança.


Palavras-chave


Educação infantil; Brincadeira de papéis sociais; Formação omnilateral.

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