"Literatura é bússola": uma experiência com o letramento literário de alunos idosos na educação não formal

Simone Lopes Benevides

Resumo


Nesse artigo, recorte de pesquisa de doutorado “Entre ideias e palavras: o letramento literário de alunos idosos do Proalfa na educação não formal” (BENEVIDES, 2020), tratamos da formação literária de alunos idosos da educação não formal a partir de sua autoidentificação, ou não, como leitores e de suas concepções sobre o que é Literatura. O objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido pelo PROALFA (Programa de Alfabetização, Documentação e Informação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) no que diz respeito ao letramento literário (COSSON, 2016, 2018) e como ele impacta na formação dos alunos segundo os próprios discentes. Para isso, a opção metodológica foi a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) com a realização de entrevistas semi-estruturadas (ZAGO, 2003).

Palavras-chave


Literatura; Letramento literário, Educação de jovens e adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRITO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 169-191.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

MOUSSATCHÉ, Anna Helena; SOARES, Josiane de Souza; CAGNIN, Simone. Leitura e escrita de idosos na magia do tempo. In: CAGNIN, S.; MOUSSATCHÉ, A. H.; GONÇALVES, I. P. (org.). Alfabetização de adultos: diálogo entre saberes docentes e discentes. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, p. 24-42.

MOUSSATCHÉ, Anna Helena; DIAS, Marlene; BRASIL, Regina Celi; SOARES, Josiane de Souza. PROALFA: o direito de se tornar leitor na terceira idade. In: CAGNIN, S.; PAIVA, M. G. (org.). Temas atuais em psicopedagogia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 122-137.

PAULINO, Graça. Das leituras ao letramento literário. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2010.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-81.

ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. (org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 287-309.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p82-91

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons