Intensidades, corpos e(m) movimentos em uma sala de aula
Resumo
Que intensidades despontam no espaço da sala de aula quando meu corpo se põe à escuta? Como perceber os mínimos gestos que nos atravessam nesse espaço? Este artigo objetiva dialogar com tais questionamentos a partir de duas cenas capturadas em uma sala de aula em uma Escola de Educação Básica em Florianópolis/SC. A metodologia utilizada foi a cartografia. Essa perspectiva convida o pesquisador a acompanhar processos e produções que surgem durante a pesquisa. Em decorrência desse modo de pesquisar, ver-sentir-ouvir outras realidades na sala de aula e afirmar suas existências tornou-se um ato político. Outras possibilidades de leitura aconteceram permitindo-nos pensarmos e sermos pensados pelos gestos, corpos e (m) movimentos compostos no/com o cotidiano escolar
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. J. Romeu. São Paulo:
Companhia das Letras, 2019.
AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. In: AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Trad. D. P. Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica, p. 51-62, 2015.
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro:, n. 23, p. 62-74, 2003.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Imagens de escolas: espaçostempos de diferenças no cotidiano. Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n. 86, p. 17-36, abr. 2004.
BARROS, Manoel de. Matéria de poesia: parte I. In: BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, p. 133-152, 2013.
BINES, Rosana Kohl. A grande orelha de Kafka. Cadernos de Leituras: Série Infância. Belo Horizonte: Edições Chão de Feira, n. 87, p. 1-15, jan. 2019. Disponível em: https://chaodafeira.com/categoria/caderno-leituras/serie-infancia/. Acesso em: 06 nov. 2020.
BEDIN, L. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 66-77, mai./ago, 2014.
COSTA, Rossana Della. Artificialidade intencional: um princípio para reposicionar o corpo. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85089 Acesso em: 30 jan. 2023.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento e prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre v. 27, n. 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 06/11/ 2020.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2002. [ebook].
GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A sala de aula em cena: imagem e narrativas. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 61, n. 31, p. 113-123, nov. 2013. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/9/showToc. Acesso em: 06 nov. 2020.
GODOY, Ana; FERRAZ, Joana; FERREIRA, Juliana; BELCHIOR, Jussara. Experimentações estético-políticas: do corpo condenado ao corpo liberado, a vida como matéria ética. Revista Alegrar, Curitiba, v. 4, p. 1-13, jun. 2007. Disponível em: https://alegrar.com.br/artigos-04/. Acesso em: 06 nov. 2020.
JUARROZ, Roberto. Poema 66: décima poesia vertical. In: MORA, S. S.; SAN VICENTE, B. (org.) Poesía vertical: antología esencial. Buenos Aires: Emecé, 2001, p. 130.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 32-51.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA., Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PONT, Karina Rousseng Dal. A (im)possibilidade do mapa. 2018. 216f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
SCHERER, Telma. Entre o vento e o peso da página. Curitiba: Medusa, 2018.
SARMENTO, Ariana Sousa de Moraes. Corpos e(m) movimentos na escola. 2021. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
SILVEIRA, Eduardo. Dissecações do corpo de um docente-artista em escrituras experimentais. 2014. 397f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
SPINK, Mary Jane Paris. Sem abdicar, transgredir e assim reinventar. In: MOSCHETA, M. S.; SOUZA, L. V.; RASERA, E. F. (org.). A dimensão política do pesquisar no cotidiano. São Paulo: Letra e Voz, 2020, p. 40-46.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p56-71
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026