Formas de educabilidade para as jovens brasileiras: experiências entre Cuiabá e o Distrito Federal (1946-1950)

Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco Pinto, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza

Resumo


Analisam-se formas de se educar moças brasileiras à luz de duas revistas: A Violeta (MT, 1916-1950) e Vida Juvenil (DF, 1949-1959). Observa-se a criação, a organização e os pontos de convergência entre os impressos elencados e a Escola Doméstica Dona Júlia, que funcionou de 1946 a 1950, em Cuiabá (MT). Observam-se aproximações e afastamentos entre o que era discutido no Distrito Federal, à época, e em Cuiabá, entre 1940 e 1950. Os discursos localizados em Vida Juvenil e os propósitos de criação da Escola Doméstica Dona Júlia, amplamente divulgados em A Violeta, convergiam. Assim, foi possível destacar modos de educabilidade de jovens brasileiras, com ênfase nas experiências cuiabana e carioca, de forma a se forjar algumas representações do que era ser mulher no período destacado


Palavras-chave


Educação feminina; Periódicos; Escola Doméstica Dona Júlia

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p336-348

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