A escola do futuro de Isaac Asimov: uma utopia distópica à luz da educação matemática crítica

Alessandra Heckler Stachelski

Resumo


Neste texto discute-se o conto de Isaac Asimov intitulado “The Fun They Had”, publicado em 1957, que narra o dia 17 de maio de 2157 na vida de Margie, uma menina de 11 anos. Analisou-se o conto baseando-se nos escritos de José Sacristán sobre currículo, nos estudos de Ole Skovsmose do campo teórico da Educação Matemática Crítica, e de Russell Jacoby para trazer a discussão sobre utopia e distopia. O intuito principal é desenvolver uma discussão que se inicia na literatura e se ramifica em possíveis problematizações em diferentes assuntos: matemática, educação, futuro/imaginação, política, currículo. Foi possível perceber a potencialidade de um curto conto para fomentar discussões complexas, sendo a utopia/imaginação relevante para explorar possibilidades e críticas, sociais e pedagógicas.

Palavras-chave


Utopia/distopia; Currículo; Educação matemática crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


ASIMOV, I. The fun they had. In: ASIMOV, I. Earth is room enough. St Albans (UK): Panther Books Ltd, 1960. p. 134-136.

ASIMOV, I. I, Asimov: a memoir. New York: (US): Doubleday, 1994.

ASIMOV, I. Eu, robô. Trad. A. S. Pereira. São Paulo: Aleph, 2014.

JACOBY, R. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Trad. C. Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 20-28.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Trad. E. F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-148.

SKOVSMOSE, O. Critique, generativity, and imagination. For the Learning of Mathematics, New Brunswick, Canada. v. 31, n. 3, p. 19-23, 2011.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Trad. O. de A. Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons