Modos de falar em Vida Juvenil: articulação entre imprensa, currículo e ensino secundário (1949)

Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza, Victor Soares Rosa

Resumo


Trata da análise da coluna Modos de Falar da revista Vida Juvenil (1949-1959). Analisa a materialidade, as estratégias de mobilização de seu público leitor e o caráter instrutivo de Vida Juvenil e coteja as orientações educativas concernentes ao ensino de língua portuguesa presentes na referida coluna à luz do currículo do ensino secundário vigente. Apresenta uma pesquisa histórico-documental, descritiva e qualitativa, cujo campo empírico de análise consiste no número um, de 1949, de Vida Juvenil. Os saberes circulados em Modos de Falar buscam orientar os jovens leitores com base na Gramática Tradicional. Tais saberes, por sua vez, mostram importante aproximação com o currículo sugerido para o ensino secundário brasileiro


Palavras-chave


Língua Portuguesa; Vida Juvenil; Juventude

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p309-322

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