Discursos sobre leitura na constituição do sujeito e na formação docente: o que dizem os professores da educação básica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Ana Lúcia de Campos. O professor-leitor, sua identidade e sua práxis. In: KLEIMAN, Â. (org.). A formação do professor: perspectiva da linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2001, p. 115-138. (Coleção Ideias sobre Linguagem).
ANDRADE, Ludimila Tomé de. Professores-leitores e sua formação. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004. (Coleção Linguagem e Educação).
BAKHTIN, Mikhail. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Ed. 34, 2017, p. 21-56.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João, 2010.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Implicações do ser no mundo e responder aos desafios que a educação nos apresenta. In: FREITAS, M. T. A. (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 95-106.
GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A. (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 11-28.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 90-113.
KLEIMAN, Ângela Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. Campinas: Pontes, 2016a.
KLEIMAN, Ângela. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências do ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2016b, p. 23-36.
KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 167-176.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. S. Grillo e E. V. Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
VÓVIO, Cláudia Lemos. Discursos sobre a leitura: entre a unidade e a pluralidade. Perspectiva, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 401-431, 2010. DOI: 10.5007/2175-795X.2010v28n2p401. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p401. Acesso em: 10 out. 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026