Discursos sobre leitura na constituição do sujeito e na formação docente: o que dizem os professores da educação básica

Rodrigo Soares Brito, Milena Moretto

Resumo


Este artigo aborda a leitura na formação de professores a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, tomando a leitura como prática social dialógica. Tem como objetivo compreender quais discursos sobre leitura emergem das vozes dos professores e como essas leituras vão constituindo e auxiliando no seu processo formativo. Resulta de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, que teve como instrumento de produção de dados entrevistas narrativas de quatro professoras da educação básica da Rede Municipal de Itatiba-SP. Os resultados indicam que as leituras impactam os professores pela finalidade e pelo processo de mediação conduzido pelos formadores. Revela ainda que eles valorizam aquelas que que efetivamente significam e ressignificam sua constituição docente e sua prática em sala de aula.

Palavras-chave


Educação básica; Formação de professores; Discursos sobre leitura.

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